O maior desafio das empresas brasileiras em 2023 deverá ser ajustar previsões de demanda com o comportamento real dos consumidores, levando-se em conta as mudanças observadas a partir de 2020, devido à pandemia do novo coronavírus, que teve como consequência o crescimento do comércio eletrônico e mudanças no regime de trabalho. A análise é de Gabriel de Vico, professor do curso de Administração da Faculdade de Negócios Faene.
Segundo Gabriel de Vico, o Brasil está em um processo inicial de recuperação da economia, com previsões de crescimento do PIB tanto este ano quanto em 2023. Ele diz que o atual cenário, com inflação e impostos altos, afeta a tomada de decisões a respeito de novos investimentos e expansão de mercados diante de tantas incertezas e burocracia.
“A saída mais inteligente passa sempre por uma gestão eficiente de custos e despesas, priorizando ações e iniciativas inovadoras que impactam de forma mais significativa os resultados e a margem de lucro”.
Uma das estratégias das empresas seria buscar contínuas melhorias por meio das ações de marketing, que colaboram na propagação do sentimento de que sempre há uma forma melhor de fazer aquilo que elas, muitas das vezes, pensam que dominam. Ele diz, ainda, que rever projetos de investimento e expansão sempre faz sentido, considerando o ambiente de constantes mudanças e respostas rápidas exigidas por clientes que buscam cada vez mais flexibilidade e soluções criativas.
Produtividade - O professor defende alguns pontos importantes que devem ser avaliados sob o ponto de vista da produtividade. Um deles são as novas formas de avaliar o desempenho do colaborador por entregas e resultados, ao invés de simplesmente horas trabalhadas, considerando que o home-office está consolidado.
“Outro ponto é estimular, dentro de todas as áreas, a busca por melhorias contínuas. As melhores ideias costumam surgir do chamado 'chão de fábrica', ou seja, áreas operacionais que vivenciam os problemas e dificuldades diariamente na prática”, explica.
Por fim, ele dá dicas para que as empresas aumentem sua produtividade e evoluam com critérios para aumentar o desempenho.
“Confiem e cobrem seus colaboradores cada vez mais por projetos e resultados desejados. Deem autonomia sempre que possível e ouçam os colaboradores das áreas operacionais quando eles sugerem algum tipo de melhoria ou fazem alguma solicitação. Por fim, priorizem custos e despesas que, de fato, impactam no resultado da empresa, aumentando efetivamente a margem de lucro e garantindo a satisfação de clientes e acionistas”, finaliza.
Gabriel de Vico, com um vasto currículo, tem, por exemplo, expertise nas áreas comercial, administrativo-financeira e de projetos com foco em gestão de negócios, pessoas e processos. Atua em projetos focando em gamificação, metodologias ativas e controle de indicadores e planejamento a longo prazo.
A Expo Indústria Maranhão 2023, encerrada com chave de ouro no último domingo (12), no Multicenter Negócios e Eventos, foi marcada, também, por diversos debates em torno de diferentes assuntos ligados ao desenvolvimento do Maranhão.
Continue lendo...A Faculdade de Negócios Faene lançou, em parceria com o Blue Tree Hotel, o inédito MBA ‘Negócios em Gastronomia, Bebidas, Eventos e Meios de Hospedagem’, que terá duração de 20 meses e corpo docente formado por professores convidados de São Paulo, Rio Grande do Sul e Pernambuco.
Continue lendo...São Luís - A Faculdade de Negócios Faene, no bairro Angelim, dá início, esta semana, às aulas do segundo semestre para as turmas dos cursos de graduação em Administração e de Logística. A abertura aconteceu com a participação dos corpos docente e discente.
Continue lendo...contato@faene.com.br
São Luis: 98 3302 5953
Imperatriz: 99 98465 9888
Parauapebas/Marabá: 94 98411 6378
A Faculdade de Negócios Excellence apresenta o Projeto DOAR, um evento executado anualmente com ajuda de doações pelos alunos e empresas parceiras.