ORGANIZAÇÃO DO CURSO
2 – APRESENTAÇÃO
O MBA em Gestão de Saúde, curso de pós graduação “Lato Sensu”, nível de Especialização, Objetiva adquirir referências que possibilitam pensar e agir estrategicamente frente aos desafios da Gestão de Organizações Hospitalares e Sistemas de Saúde. Desenvolver competências e técnicas gerenciais contemporâneas que permitam identificar e apresentar soluções aos problemas fundamentais que afligem a área de saúde.
3 - OBJETIVOS
4 – A QUEM SE DESTINA
Diante da importância e abrangência dos temas apresentados, este curso está direcionado a Empresários, Médicos, Dentistas, Gerentes, Supervisores e demais profissionais relacionados à área de Saúde.
Quem deseja conhecer ou aprofundar-se nas mais modernas técnicas de gestão em Organizações Hospitalares e Sistemas de Saúde.
Profissionais que exerçam funções para as quais é indispensável visão panorâmica da Saúde.
Gestores e Administradores que percebam a importância do aprofundamento do conhecimento da área de Saúde no seu desenvolvimento profissional.
Profissionais liberais diversos que visam abrir novas possibilidades de atuação.
Administradores que, embora atuem em outras áreas, percebam a importância do conhecimento da área de Saúde no seu desenvolvimento profissional.
5 – REQUISITOS DE PARTICIPAÇÃO
• Solicitar reserva pelos telefones – 2109-8000 ou pelo e-mail atendimento@faene.com.br
• Documentos obrigatórios:
1. Cópia certificado de graduação ou original de declaração de conclusão
2. 01 foto 3 x 4 recente
3. Cópias identidade, CPF e comprovante de residência
4. Preenchimento formulários de matrícula
5. Comprovante de pagamento 1a mensalidade
6. Comprovante de renda
7. Currículo digital
• Caso não exista comprovação de renda deve ser indicado fiador com os
seguintes documentos:
1. CPF e RG
2. Comprovante de renda
6 – AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM
• Cada disciplina terá sua avaliação regimental
• Cada aluno deverá produzir pelo menos um artigos científico nos padrões da Faculdade de Negócios - FAENE
• Durante as aulas serão feitas atividades e pontuada assiduidade e participação
• Além das avaliações por disciplina, ao final do curso deverá ser defendido em banca um dos artigos científicos produzidos
• O curso está adequado à Portaria 01/2007 da CES do MEC.
7 – FORMATO E PROGRAMAÇÃO
• CARGA HORÁRIA : 380 horas
• DURAÇAO : Mínima 20 Meses e Máxima de 36 Meses
• Aulas podem ocorrer mensalmente ou quinzenalmente, sem prejuízo da carga horária. Sempre as quintas, sextas e sábados ou segundas, terças, quartas e segundas.
• Horários de aula:
1. Segunda a Sexta-Feira – 19:00 às 22:30
2. Sábado – 08:30 horas às 19:00 (Com intervalo para almoço)
8 – DISCIPLINAS
DISCIPLINA CARGA HORÁRIA
Gestão de Pessoas 20h
Estratégias Empresariais 20h
Matemática Financeira 20h
Metodologia da Pesquisa 20h
Ética e Sustentabilidade Empresarial 20h
Gestão da Qualidade em Serviços 20h
O Modelo Assistencial do Brasil e o Sistema de Saúde 20h
Gestão de Custos 20h
Farmácia Hospitalar 20h
Marketing de Relacionamento 20h
Processo de Decisão nas Organizações 20h
Aspectos Jurídicos em Saúde 20h
Contabilidade Financeira 20h
Auditoria em Sistemas de Saúde e Organização de Saúde 20h
Empreendedorismo e Inovação 20h
Gestão de Convênios e Planos de Saúde 20h
Sistema de Garantia e Acreditação Hospitalar 20h
Rotinas Hospitalares 20h
High Performance Management 20h
Carga Horária do Curso 380h
Didática Universitária(opcional) 60h
9 – DESCRITIVO DAS DISCIPLINAS
9.1 - Gestão de Pessoas
Mudanças comportamentais. Aprendizagem e comportamentos organizacionais. Ética aplicada às relações de trabalho. Comunicação. Motivação. Liderança como essência da gestão. Formação e desenvolvimento de equipes.
9.2 – Estratégias
Planejamento/gerenciamento estratégico: conceitos, processos e escolas. Desenvolvimento de visão estratégica. Análise de setor industrial e de posição competitiva. Modelo SWOT. Estratégias competitivas genéricas. Análise da concorrência. Gestão de portifólio e alocação de recursos.Desenvolvimento da estratégia corporativa, de negócios (SBU) e funcional. Metodologia para desenvolvimento de estratégia de negócios.
9.3 – Matemática Financeira
Relação Fundamental e Taxas de Juros. Regime de Juros Simples. Calculo de taxas simples, valor atual e montante. Regime de Juros Compostos. Equivalência de taxas e capitais. Calculo do valor presente e valor futuro. Série Uniformes de Pagamentos. Sistemas de Amortização. Tabela Price e Sistema de Amortização Constante. Método de Análise de Fluxos de Caixa. Desconto racional composto e Desconto comercial.
9.4 – Metodologia da Pesquisa
Princípios da Metodologia científica para elaboração de trabalhos acadêmicos. Métodos de pesquisa. Técnicas básicas para pesquisa bibliográfica e uso de padrões de referências. Elaboração de anteprojetos, projetos e trabalhos finais de produção acadêmica.
9.5 – Aspectos Jurídicos em Saúde
A Saúde na Constituição. Responsabilidade civil em Saúde. Reflexos jurídicos da evolução tecnológica do setor. Flexibilização dos contratos de trabalho. Judicialização no setor Saúde. Direitos básicos do consumidor.
9.6 – Gestão da Qualidade em Serviços
Fundamentos do Marketing de Serviços. Diferenças entre serviços e produtos. Gestão da qualidade em serviços. Produtividade em serviços. Identificação, recuperação e relacionamento com clientes. Monitoração da satisfação do cliente. Tangibilização dos serviços. Desenvolvendo a percepção dos clientes. Marketing Interno. Condições para o Empowerment. Estratégia em Serviços. Em busca do composto ótimo.
9.7 – Auditoria em Sistemas de Saúde e Organizações de Saúde
Metodologias de auditoria: transacional, operacional e analítica. Auditoria transacional: o uso de questionários (check list). Auditoria operacional: objetivos seleção de áreas e procedimentos. Auditoria analítica: teoria do método x teoria do resultado final, vantagens e desvantagens, teste x análise. Papéis de trabalho: questionários de avaliação e fluxogramas. Relatórios de auditoria: sugestões e recomendações aplicados em serviços de saúde.
9.8 – Gestão de Custos
Visão gerencial dos custos. Classificação dos custos: diretos x indiretos, fixos x variáveis. Custos para determinação do lucro. Custos para planejamento e controle das operações. Custos para tomada de decisões. Custeio por absorção x custeio direto ou variável. Análise custo – volume – lucro: margem de contribuição, ponto de equilíbrio (break-even). Determinação dos pontos de equilíbrio: contábil, econômico e financeiro. Metodologias de apropriação de custos: por processo e ordem de serviço Sistema de custeio por atividade (ABC). Formação de preços.
9.9 – O Modelo Assistencial no Brasil e o Sistema de Saúde
Dimensões Históricas e Sociais que influenciaram os Desenhos dos Sistemas de Saúde no Brasil. As Políticas de Saúde e o Desenvolvimento Econômico e Social no Brasil. Os Modelos Assistenciais de Saúde e as alternativas em discussão no ambiente atual. Princípios e Diretrizes do SUS. Saúde Pública x Saúde Privada. Os Custos da Saúde no Brasil.
9.10 – Marketing de Relacionamento
Fundamentos do Marketing de relacionamento. Diferenças entre serviços e produtos. Identificação, recuperação e relacionamento com clientes. Monitoração da satisfação do cliente. Desenvolvendo a percepção dos clientes. Marketing Interno. Condições para o Empowerment. Pós-venda e Marketing contínuo.
9.11 – Rotinas Hospitalares
Gestão de TI – contratação, gestão e manutenção. Gestão de SND – questões legais e contratos Gestão de SADT. Gestão de Serviços das Áreas Produtivas. Gestão de Obras Aspectos de Terceirização. Gestão de Atendimento Diagnóstico de Modelo de Gestão.
9.12 - Sistema de Garantia e Acreditação Hospitalar
O Sistema Brasileiro de Certificação de Serviços de Saúde e suas Relações. O Sistema de Acreditação em Saúde e a Série ISO. A Organização de Saúde e o Ciclo de Qualidade de Serviço. Gerenciamento do Sistema de Garantia da Qualidade. Auditoria Interna da Qualidade em Saúde.
9.13 – Contabilidade para Executivos de Saúde
Fundamentos de Contabilidade. Demonstrações Contábeis. Participações Societárias e Variações do Patrimônio Líquido. Análise Econômico – Financeira.
9.14 – Processo de Decisão nas Organizações
Natureza da decisão, decisões estratégicas, fluxos de informação. Modelos para tomada de decisão. Fatores intervenientes no processo decisório. Aspectos políticos, técnicos e psicológicos. Intuição na tomada de decisão. Decisão negociada.
9.15 – Gestão de Convênios e Plano de Saúde
História da Saúde Suplementar. Mercado Privado de Saúde. Operadoras de Planos de Saúde (Estrutura e Operação).Tópicos de Legislação de Saúde Suplementar.Relação Convênio/Planos x Hospitais/Clínicas/profissionais de Saúde.
9.16 – Farmácia Hospitalar
Conhecer os conceitos sobre o Hospital como instituição de saúde; Reconhecer as atividades técnicas e administrativas desenvolvidas pela Farmácia Hospitalar; Reconhecer a importância da Padronização de medicamentos e os sistemas de dispensação; Reconhecer as situações onde o Hospital pode produzir ou manipular medicamentos; Conhecer o papel das Comissões Hospitalares; Conhecer o processo Logístico e a participação do Farmacêutico Hospitalar no gerenciamento de estoques; Conceitos Gerais sobre Estoques; Políticas de Estoques.
9.17 – Ética e Sustentabilidade Empresarial
Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável. Impactos para a Economia do Meio Ambiente e seus Impactos nas Empresas. Planejamento de Projetos Ambientais; Gestão de Negócios e Inovação e sua Contribuição para a Sustentabilidade.
9.18 – High Performance Management - HPM
Aspectos relevantes da gestão. Principais desafios do novo gestor. Avaliação do cenário atual no contexto do desenvolvimento gerencial. Identificar principais dificuldades gerenciais existentes. Proposição de soluções para viabilizar modelos de gestão contemporânea.
9.19 – Empreendedorismo e Inovação
O que são o empreendedor e o intra-empreendedor. mito do empreendedor. Benefícios proporcionados pelo empreendedor à sociedade. Características de comportamento e de personalidade do empreendedor. As competências específicas do empreendedor e o seu desenvolvimento. Barreiras e armadilhas que ameaçam os negócios iniciados pelo empreendedor. Diferenças entre culturas de empresas entrepreneuriais e administrativas e a importância de cada uma delas.
10 – PRINCIPAIS PROFESSORES
Anselmo Maia – Mestre em Gestão de Saúde e Diretor do Hospital São Camilo – Brasília – DF, Gestor e Consultor em Saúde, professor em programas de Pós-Graduação em todo o Brasil
Gustavo Alves – Mestre em Gestão Hospitalar e Diretor da Farmácia Hospitalar – São Paulo – SP, Consultor na área de saúde, 15 anos de experiência em projetos de farmácia hospitalar em todo o Brasil.
João de Deus – Psicólogo, Mestre em Gestão de Pessoas e Gestor de Pessoas do Hospital Universitário, já atuou com secretário de saúde do município, desenvolve projetos de consultoria nas áreas de saúde pública e saúde da família.
Péricles Barros – Mestre em Gestão de Empresas - Diretor da Internacional Marítima, atuou por 20 anos no grupo Alumar na gerência de pessoas e é Consultor com atuação na área pública e projetos portuários. Professor Convidado da FAENE Faculdade de Negócios.
Valeska Trinta – Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Maranhão, graduação em Economia pelo Centro Universitário do Maranhão e estrado em Engenharia de Eletricidade pela Universidade Federal do Maranhão com ênfase em Ciência da Computação. Tem experiência na área de Gestão de TI e Negócios; atuando principalmente nos seguintes temas: comércio exterior, gestão empresarial, planejamento urbano, gestão da qualidade, relações interpessoais, educação corporativa.
Atualmente exercendo o cargo de Diretora da Consultoria Tectum Consulting. Experiência acadêmica em cursos de graduação e pósgraduação e em cargos de gestão acadêmica.
Fábio Antônio da Silva Arruda – Mestrado em Administração; Especialista em Gestão de Saúde & Segurança do Trabalho; Especialista em Engenharia de Produção; Especialista em Gerenciamento de Projetos; MBA Executivo em Gestão de Pessoas; Bacharel em Administração de Empresas; Supervisor de Saúde, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente na empresa Vale S/A; Professor de Cursos de Pós-Graduação no Instituto Carlos Chagas/PUCGO; Professor Convidado para Cursos de Pós- Graduação Faculdade São Lucas; Auditor de programas de certificações de empresas em SGI (Sistema de Gestão Integrada); Coach com certificação internacional pelo IBC (Instituto Brasileiro
de Coach); Coautor dos livros “Coaching: A solução” e “Capital Intelectual” ambos pela editora Ser Mais.
George Barbosa – Doutorado em Global Management, Mestrado em Gestão das Organizações, Cidadão americano, com 40 anos desenvolvendo atividades nos EUA, ex-reitor da universidade de Maryland, professor convidado da FAENE Faculdade de Negócios.
Adriana Araújo – Mestra em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais em parceria com a Fundação Dom Cabral. Pós-graduada no Executivo MBA pela Fundação Dom Cabral/MG e em Gestão de Recursos Humanos pela Unigranrio/RJ. Graduada em Administração pela Universidade Estadual do Maranhão e em Direito pelo Uniceuma/MA. É professora universitária na UFMA - Universidade Federal do Maranhão em São Luís - MA. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão de Pessoas adquiridas pela vivência de 20 anos em Atividade Técnico-Profissional em multinacional de mineração e logística e consultorias. É voluntária na Associação Brasileira de Recursos Humanos - ABRH - Seccional Maranhão desde 2011.
Anderson Miranda – Doutorando em Global Management pelo Instituto Universitário de Lisboa, Mestrado Gestão Empresarial, Graduado em Turismo pela Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP, pós-graduado no MBA Internacional em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV, Berkeley University e Ohio University). Professor titular da UFMA, professor convidada da FAENE Faculdade de Negócios, consultor e palestrante com ênfase em jogos de empresas, estratégia e inovação.
João Maurício Carvalho Beserra – Mestre em Administração e Controladoria, Especialista em Marketing de Relacionamento e Administrador de Empresas, palestrante e consultor para área de marketing e novos mercados
Ricardo Carreira – Doutorando em Gestão de Negócios, Mestre em Gestão Empresarial, Especialização em Projetos, Consultor e Professor, atuação em gestão e análise de projetos.
Marcelo Oliveira – Mestre em Gestão de Negócios, Gestor executivo com experiência de 15 anos, professor titular MBA FAENE – São Paulo - SP
Kazhuiro Shiraishi –Especialista em Estatística, Especialista em Matemática avançada, autor do livro Estatística Básica editora Érica. São Paulo - SP
Solange Lopes – Especialista em Seleção e Recrutamento e Diretora da Labore recursos humanos, atua como professora dos programas de MBA da FAENE Faculdade de Negócios.
contato@faene.com.br
São Luis: 98 3302 5953
Imperatriz: 99 98465 9888
Parauapebas/Marabá: 94 98411 6378
A Faculdade de Negócios Excellence apresenta o Projeto DOAR, um evento executado anualmente com ajuda de doações pelos alunos e empresas parceiras.