Logística

MISSÃO

Da Instituição

Formar profissionais cidadãos criativos e reconstrutivos, garantindo-lhes amplo conhecimento, pela valorização dos processos gerenciais, gestão de suprimentos e operações, pelo desenvolvimento da capacidade cognitiva, afetiva, física e social.

Do Curso de Logística

Integrar os conhecimentos da Logística para que o profissional adquira competências e habilidades, necessárias para responder aos problemas demandados pela complexidade da logística atual, e que desenvolva, de forma autônoma, a busca constante de soluções criativas frente aos processos logísticos.

OBJETIVOS DO CURSO

Objetivo Geral

Capacitar profissionais para o exercício da Logística e da gestão às organizações dos diferentes setores da economia, para incrementar os níveis de qualidade, produtividade, legitimidade e competitividade das organizações e do meio.

Objetivos Específicos

a) Implementar tecnologias da Informação para a gestão das atividades de armazenagem (recebimento, estocagem, separação e expedição);
b) Aplicar princípios e práticas básicas da Logística Internacional atendendo a demanda das informações para otimização do resultado nas operações de logística internacional;
c) Organizar informações logísticas de produção, estocagem visando à otimização dos resultados e atenuação de riscos;
d) Elaborar projetos, pareceres, planos, relatórios com base na análise de mercado, desenvolvendo estratégias de produção e competitividade;
e) Utilizar as ferramentas mais adequadas no processo de distribuição com vistas à otimização do tempo e satisfação do cliente;
f) Estabelecer um processo de controle e monitoração permanente dos serviços de logística nos ambientes internos e externos da empresa/organização;
g) Identificar as melhores oportunidades de distribuição de produto tendo em vista maior rapidez nas entregas e a redução dos custos financeiros;
h) Realizar Planejamento Estratégico na Logística, através do uso do emprego de visão sistêmica e ferramentas adequadas;
i) Analisar realisticamente os custos logísticos para atingir os padrões de serviço esperados pelo mercado;
j) Aplicar com eficiência tecnologia informatizada no exame das informações do mercado, produção e demais funções logísticas.
O Curso de Tecnólogo em Logística da FAENE conta com Certificações Intermediárias. Tais certificações visam uma melhor inserção do aluno do mercado de trabalho, uma vez que detêm uma qualificação intermediária comprovada através de certificado emitido pela Instituição. Desta forma as certificações estão assim divididas:

Certificação Logística de Armazenagem (1º e 2º semestres):

  • Das competências
  • Gestão de estoques.
  • Análise de suprimentos.
  • Análise de remanejo.
  • Gestão integrada de armazenagem.

Certificação em formação básica de logística: Operações de distribuição, armazenagem e transporte (3º e 4º Semestres):

  • Das competências
  • Gerenciamento de frotas.
  • Análise de transportes.
  • Suporte e rastreamentos de veículos.
  • Análise de distribuição.
  • Controle de carga e descarga.

ÁREAS DE ATUAÇÃO

As possíveis áreas de atuação do Tecnólogo em Logística são: Coordenador de Estocagem, Chefe de Estocagem, Analista de Logística, Coordenador de Logística, Analista de Expedição, Analista de Transportes, Analista de Distribuição, Analista de Produção, Analista de Materiais, Chefe de Expedição, Coordenador de Expedição, Chefe de Almoxarifado.

METODOLOGIA DE ENSINO

Para desenvolver o processo ensino-aprendizagem, optou-se por uma concepção investigativa de construção de conhecimentos. Nesta perspectiva, o aluno é estimulado permanentemente a construir conhecimentos de forma autônoma e a relacioná-los com os conhecimentos práticos.

Essa interdependência entre teoria e prática, em que a sala de aula é redimensionada de um espaço de transmissão de conteúdos para um espaço de debates e problematização das questões observadas na realidade, a partir da inserção do aluno no lócus de exercício da profissão, através de práticas de estágio, de extensão e de iniciação científica relacionadas com os conhecimentos científicos, possibilita a construção de um “saber-fazer” diversificado e criativo.

Para a consecução de tal intento, serão utilizadas as seguintes técnicas de ensino:

a) Técnicas de ensino individualizado: estudo dirigido, pesquisas individuais, tanto bibliográficas quanto de campo, elaboração de relatórios, exercícios, monografia, etc.
b) Técnicas de ensino socializado: pesquisas em grupo, oficinas, desenvolvimento de projetos coletivos de trabalho, workshops, seminários, etc.
c) Técnicas de ensino sócio individualizado: seminários multi e interdisciplinares, grupos de estudos por temáticas específicas, debates, simpósios, etc.
d) Atividades práticas: visitas técnicas, laboratórios, estágios, monitoria e extensão.

• Ensino não presencial alicerçado em tecnologias da informação: oferecimento de conteúdos, exercícios, estudos de casos e objetos instrucionais em plataforma eletrônica;

Para o desenvolvimento dessas técnicas, o professor se posicionará como orientador das atividades, estimulando permanentemente o aluno a desenvolver as atividades num processo de construção autônoma do conhecimento.

ATIVIDADES PRÁTICAS

Além do campo de estágio, as atividades práticas são desenvolvidas nos Laboratórios, através de visitas técnicas, simulação de atividades, jogos de empresas e outras relacionadas às áreas de estudos, mediante desenvolvimento de atividades reais em forma de prestação de serviços sob a orientação de professores do Curso.

Além da utilização do Escritório Escola para desenvolvimento de projetos reais na área de Logística com acompanhamento e orientações de professores.

Laboratório de Informática

O Laboratório de Informática da FAENE foi concebido para alavancar a qualificação do ensino ministrado aos alunos de todos os cursos oferecidos pela Instituição, como ferramenta de trabalho e plataforma de apoio ao estudo das matérias, de desenvolvimento de competências, como instrumento de pesquisa complementar para o seu trabalho escolar e de elaboração de relatórios e atividades independentes.
Possui um Laboratório de Informática equipado com 20 (vinte) computadores para os alunos e mais um computador para o Professor.
Além dos softwares específicos para as disciplinas que assim os exigem, o laboratório de informática tem acesso de alta velocidade permanente com a Internet.

1º PERÍODO – DISCIPLINAS

H/AULA

1

Gestão de Marketing

80

2

Modelos de Gestão

80

3

Gestão de Pessoas

80

4

Matemática Aplicada a Logística

80

5

Fundamentos de Logística

80

 

Sub-Total

400

2º PERÍODO – DISCIPLINAS

H/AULA

1

Comunicação Empresarial

80

2

Tecnologia da Informação

80

3

Custos

80

4

Contabilidade Aplicada

80

5

Gestão de Estoques

80

 

Sub-Total

400

3º PERÍODO – DISCIPLINAS

H/AULA

1

Estatística Aplicada à Logística

80

2

Empreendedorismo

80

3

Serviços Logísticos

80

4

Distribuição e Transporte

120

5

Projeto Integrado de Logística I

40

 

Sub-Total

400

4º PERÍODO – DISCIPLINAS

H/AULA

1

Estratégia e Negociação Empresarial

80

2

Qualidade em Processos Logísticos

80

3

Logística de Suprimentos

80

4

Legislação Aplicada à Logística

80

5

Projeto Integrado de Logística II

80

 

Sub-Total

400

5º PERÍODO – DISCIPLINAS

H/AULA

1

Elaboração e Gestão de Projetos

80

2

Eletiva

80

3

Planejamento e Controle da Produção

80

4

Projeto Integrado de Logística III

80

5

Atividades Complementares

 

 6

Trabalho de Conclusão do Curso

 

 

Sub-Total

320

TOTAL

1920

SISTEMA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

A FAENE aplicará uma série de estratégias didáticas, com o intuito de promover a formação do aluno no que tange às habilidades, competências e capacidades essenciais para sua atuação.

A análise de estudos de casos de aprofundamento ou de tomada de decisão e a iniciação científica através da elaboração de artigos, utilizadas pela Instituição nas disciplinas profissionalizantes e seminários nas outras disciplinas, visam alcançar três dimensões da formação:

I. Primeiro, a análise de situações práticas motiva os alunos a pesquisarem, associando imediatamente teoria e prática, numa situação sem a pressão e as conseqüências de uma decisão real e contando com a orientação do professor.

II. Segundo, a reflexão pessoal e grupal, associada à pesquisa bibliográfica, que leva diretamente a uma ampliação do campo de percepção do aluno, possibilitando uma análise fundamentada e crítica.

III. Terceiro a pesquisa, a reflexão, a discussão como elementos que têm sua conclusão no momento da elaboração dos relatórios de estudo de caso, na formulação científica do artigo e na construção dos seminários, momento importante de formação pessoal, moral, profissional e acadêmica do aluno.

Outro meio a ser utilizado para contribuir na formação integral dos nossos alunos será a extensão, que através do Programa PROJETO DOAR, envolverá atividades sociais em comunidades socialmente carentes da região metropolitana de São Luís, bem como em municípios vizinhos, e possibilitará:

  • A participação do aluno junto às comunidades, viabilizando um contato direto com a realidade sócio econômico e cultural do Maranhão.
  • O desenvolvimento da sensibilidade social, ecológica e política do alunado.
  • A ampliação das perspectivas profissionais – em especial no campo da economia solidária e do terceiro setor.
  • O delineamento das contribuições da administração para com desenvolvimento local e sustentável.
  • A apreensão de necessidades além do ambiente da organização – privado ou público – tradicional. A experiência da gestão de interfaces – microempresa, setor público, agências financiadoras e mercados emergentes.

 

 


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