MISSÃO
Da Instituição Formar profissionais cidadãos criativos e reconstrutivos, garantindo-lhes amplo conhecimento, pela valorização dos processos gerenciais, pelo desenvolvimento da capacidade cognitiva, afetiva, física e social. Do Curso de Administração Formar administradores competentes e habilitados para atuar em organizações públicas, privadas e do terceiro setor, com valores éticos, democráticos e sociais, aptos a enfrentar desafios e promover mudanças organizacionais em função do seu crescimento e da sua competitividade num ambiente global e comprometido com o desenvolvimento sustentável do País, da região Nordeste e do Maranhão, em especial.
OBJETIVOS DO CURSO
Objetivo Geral Formar administradores competentes e habilitados para atuar em organizações públicas, privadas e do terceiro setor, com valores éticos, democráticos e sociais, aptos a enfrentar desafios e promover mudanças organizacionais em função do seu crescimento e da sua competitividade num ambiente global e comprometido com o desenvolvimento sustentável do País, da região Nordeste e do Maranhão, em especial.
Objetivos Específicos
I Preparar pessoal qualificado para analisar a conjuntura sócio-econômica na perspectiva de criação, redimensionamento e/ou ampliação de negócios;
II Propiciar ao alunado do curso o conhecimento e o reconhecimento das estruturas que interagem, positiva ou negativamente, com os sistemas produtivos;
III Oferecer oportunidade aos alunos de colocarem em prática, na própria IES e junto à comunidade, os conhecimentos adquiridos em sala de aula, através da convivência diária com questões ligadas à gestão e nas organizações escolhidas como áreas de estágio curricular supervisionado;
IV Formar profissionais conscientes do seu papel social de compromisso permanente com o desenvolvimento sócio-econômico da região e do País;
V Formar profissionais aptos a expandir os níveis de competitividade organizacional diante o dinamismo das mudanças nos âmbitos interno e externo às organizações.
VI Capacitar o discente a enfrentar os desafios e as características locais e regionais e do próprio mercado de trabalho, levando em consideração a função social que deve exercer, através de formação sólida que lhe propicie embasamento de cultural geral, complementando a visão holística em sua dimensão humanística e técnica.
VII Preparar o aluno para atuar como gestor, participando em decisões, estratégias e contingências, buscando estabelecer vantagens competitivas no mercado globalizado, diante às mudanças impostas pelo ambiente.
ESTRUTURA CURRICULAR
A estrutura curricular do curso contempla disciplinas cujos conteúdos revelam a inter-relações com a realidade nacional e internacional, segundo uma perspectiva histórica e contextualizada de sua aplicabilidade no âmbito das organizações e do meio através da utilização de tecnologias inovadoras e atendendo aos campos interligados de formação.
Curso de Graduação em Administração – Bacharelado
Regime: Seriado Semestral
Nº |
1º PERÍODO - DISCIPLINAS |
H/AULA |
1 |
Fundamentos de Marketing |
80 |
2 |
Organização e Planejamento de Recursos Humanos |
80 |
3 |
Princípios de Finanças |
80 |
4 |
Pesquisa em Administração |
80 |
5 |
Fundamentos da Gestão Organizacional |
80 |
|
Sub-Total |
400 |
Nº |
2º PERÍODO - DISCIPLINAS |
H/AULA |
1 |
Evolução do Pensamento em Administração |
80 |
2 |
Fundamentos de Matemática |
80 |
3 |
Tecnologia da Informação |
80 |
4 |
Fundamentos da Contabilidade |
80 |
5 |
Teoria Social e Organizações |
40 |
6 |
Filosofia da Ciência |
40 |
|
Sub-Total |
400 |
Nº |
3º PERÍODO - DISCIPLINAS |
H/AULA |
1 |
Estatística |
80 |
2 |
Processos Organizacionais |
80 |
3 |
Economia |
80 |
4 |
Contabilidade Gerencial e de Custos |
80 |
5 |
Administração de Marketing |
80 |
|
Sub-Total |
400 |
Nº |
4º PERÍODO - DISCIPLINAS |
H/AULA |
1 |
Direito Empresarial |
80 |
2 |
Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais |
80 |
3 |
Psicologia Organizacional |
80 |
4 |
Recrutamento, Seleção e Desenvolvimento de Pessoas |
80 |
5 |
Administração do Terceiro Setor |
80 |
|
Sub-Total |
400 |
Nº |
5º PERÍODO - DISCIPLINAS |
H/AULA |
1 |
Administração Financeira e Orçamentária |
80 |
2 |
Administração de Sistema de Informação |
80 |
3 |
Administração da Produção |
80 |
4 |
Administração Pública |
80 |
5 |
Direito Previdenciário e Trabalhista |
80 |
|
Sub-Total |
400 |
Nº |
6º PERÍODO - DISCIPLINAS |
H/AULA |
1 |
Planejamento Tributário |
80 |
2 |
Administração Estratégica |
80 |
3 |
Administração de Varejo e Serviços |
80 |
4 |
Empreendedorismo e Criação de Novos Negócios |
80 |
5 |
Comportamento Organizacional |
80 |
|
Sub-Total |
400 |
Nº |
7º PERÍODO - DISCIPLINAS |
H/AULA |
1 |
Comércio Exterior |
80 |
2 |
Finanças Corporativas |
80 |
3 |
Jogos Empresariais |
80 |
4 |
Logística Empresarial |
80 |
5 |
Estágio Supervisionado I |
|
|
Atividades no Estágio |
180 |
|
Aulas Ministradas e Orientação em Sala |
60 |
6 |
Trabalho de Curso I |
|
|
Desenvolvimento do Projeto |
30 |
|
Aulas Ministradas e Orientação em Sala |
60 |
|
Sub-Total (1) |
650 |
Nº |
8º PERÍODO - DISCIPLINAS |
H/AULA |
1 |
Gestão de Projetos |
80 |
2 |
Consultoria Organizacional |
80 |
3 |
Tópicos Especiais em Administração |
80 |
4 |
Optativa |
80 |
5 |
Estágio Supervisionado II |
|
|
Atividades no Estágio |
180 |
|
Aulas Ministradas e Orientação em Sala |
60 |
6 |
Trabalho de Conclusão de Curso II |
|
|
Desenvolvimento do Projeto |
30 |
|
Aulas Ministradas e Orientação em Sala |
60 |
|
Sub-Total |
650 |
|
|
|
1 |
Atividades Complementares (ao longo do curso) |
180 |
|
Sub-Total |
180 |
|
TOTAL |
3880 |
SISTEMA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
A FAENE aplicará uma série de estratégias didáticas, com o intuito de promover a formação do aluno no que tange às habilidades, competências e capacidades essenciais para sua atuação. A análise de estudos de casos de aprofundamento ou de tomada de decisão e a iniciação científica através da elaboração de artigos, utilizadas pela Instituição nas disciplinas profissionalizantes e seminários nas outras disciplinas, visam alcançar três dimensões da formação:
I. Primeiro, a análise de situações práticas motiva os alunos a pesquisarem, associando imediatamente teoria e prática, numa situação sem a pressão e as conseqüências de uma decisão real e contando com a orientação do professor.
II. Segundo, a reflexão pessoal e grupal, associada à pesquisa bibliográfica, que leva diretamente a uma ampliação do campo de percepção do aluno, possibilitando uma análise fundamentada e crítica.
III. Terceiro a pesquisa, a reflexão, a discussão como elementos que têm sua conclusão no momento da elaboração dos relatórios de estudo de caso, na formulação científica do artigo e na construção dos seminários, momento importante de formação pessoal, moral, profissional e acadêmica do aluno.
Outro meio a ser utilizado para contribuir na formação integral dos nossos alunos será a extensão, que através do Programa PROJETO DOAR, envolverá atividades sociais em comunidades socialmente carentes da região metropolitana de São Luís, bem como em municípios vizinhos, e possibilitará:
contato@faene.com.br
São Luis: 98 3302 5953
Imperatriz: 99 98465 9888
Parauapebas/Marabá: 94 98411 6378
A Faculdade de Negócios Excellence apresenta o Projeto DOAR, um evento executado anualmente com ajuda de doações pelos alunos e empresas parceiras.