Um curso dividido em módulos mensais com carga horária perfeitamente encaixável na agenda de quem trabalha e pretende se capacitar. Essa é a proposta do MBA em Engenharia Ferroviária a ser oferecido na Faculdade de Negócios Faene, sob a coordenação do professor Vitor Constantino Paz, engenheiro eletricista pós-graduado em Engenharia Ferroviária e Projetos. As aulas devem começar no fim do mês de maio. Nesta entrevista, o professor detalha a proposta da pós-graduação e fala um pouco sobre o mercado para os profissionais da área.
Como surgiu o convite para coordenar o MBA em Engenharia Ferroviária?
Vitor Paz - Conheci o professor Ricardo Carreira, diretor da Faculdade de Negócios Faene, por intermédio de um amigo em comum com quem comentei sobre o interesse de contribuir para elevar o nível educacional nessa área no Maranhão. Eu já havia apresentado o projeto a outras instituições de ensino. No entanto, a que melhor acolheu a iniciativa foi a Faene.
Qual o público-alvo?
Vitor Paz – O curso é direcionado a recém graduados em Engenharia que desejam atuar no segmento ferroviário e empregados da indústria ferroviária que tenham interesse em adquirir conhecimentos teóricos e práticos para o próprio autodesenvolvimento na carreira.
Qual o diferencial desse curso?
Vitor Paz - Os cursos da Faene têm uma aplicabilidade interessante tanto para o mundo técnico quanto em termos de gestão. E com nossa grade curricular, conseguimos construir uma boa intercessão entre esses dois conjuntos de disciplinas.
Dê exemplos de assuntos a serem abordados no curso?
Vitor Paz - Projeto e construção de uma ferrovia; engenharia de manutenção; operação ferroviária; planejamento de transporte; ferrovia e meio ambiente, ESG e muito mais.
Quais as principais funções desempenhadas pelo profissional dessa área?
Vitor Paz - De projeto a manutenção passando também por posições de operação, o profissional estará capacitado para qualquer atividade no âmbito de gestão, planejamento e estratégia de negócio, engenharia, operação e manutenção no segmento ferroviário.
Há carência desses profissionais no Maranhão?
Vitor Paz – Sim. Além disso, é muito difícil para as empresas do segmento que atuam no estado contratarem profissionais com a base de conteúdo sólida sem conhecerem antes todo o processo de gestão de uma ferrovia.
Como está o cenário ferroviário no Maranhão e no Brasil?
Vitor Paz - Com o marco regulatório das ferrovias modificado em 2020, o mercado ferroviário ficou repleto de oportunidades, como a possibilidade de construção de mais ferrovias pela iniciativa privada, gerando uma grande necessidade de novos profissionais tanto para projeto e execução como para operação e manutenção. Um exemplo claro e próximo da nossa região foi a liberação de concessão para construção dos 360 km de ferrovia que ligará o Porto do Itaqui ao novo Porto de Alcântara, ambos concedidos à empresa Grão Pará.
Quais suas considerações finais?
Vitor Paz - Uma oportunidade significativa para o profissional que deseja se capacitar e aproveitar os últimos movimentos do segmento industrial ferroviário, que tem se mostrado promissor no curto e médio prazo no nosso país, tanto para o mercado de trabalho como para oportunidades de empreendedorismo.
A Expo Indústria Maranhão 2023, encerrada com chave de ouro no último domingo (12), no Multicenter Negócios e Eventos, foi marcada, também, por diversos debates em torno de diferentes assuntos ligados ao desenvolvimento do Maranhão.
Continue lendo...A Faculdade de Negócios Faene lançou, em parceria com o Blue Tree Hotel, o inédito MBA ‘Negócios em Gastronomia, Bebidas, Eventos e Meios de Hospedagem’, que terá duração de 20 meses e corpo docente formado por professores convidados de São Paulo, Rio Grande do Sul e Pernambuco.
Continue lendo...São Luís - A Faculdade de Negócios Faene, no bairro Angelim, dá início, esta semana, às aulas do segundo semestre para as turmas dos cursos de graduação em Administração e de Logística. A abertura aconteceu com a participação dos corpos docente e discente.
Continue lendo...contato@faene.com.br
São Luis: 98 3302 5953
Imperatriz: 99 98465 9888
Parauapebas/Marabá: 94 98411 6378
A Faculdade de Negócios Excellence apresenta o Projeto DOAR, um evento executado anualmente com ajuda de doações pelos alunos e empresas parceiras.